Angola,

turismo
Huíla

Huila, Cidade Jardim é famosa pela sua vasta riqueza cultural, natural e mineral, conhecida como a província do conhecimento, hospitaleiro e acolhedor, onde podemos encontrar as lindas Mumuilas de Angola.

As populações original do território hoje abrangido por esta província foram khoisan, dos quais até hoje existem pequenos grupos residuais. Eles foram marginalizados por povos de pastores ou de agro-pastores, de diversas proveniências, que hoje estão constituídos numa variedade de etnias.

As etnias agro-pastoras fazem parte do grupo relativamente heterogéneo dos Nhaneca-Humbe, com destaque para os mwila que são os mais numerosos e de cujo nome o planalto e a província da Huíla derivam as suas designações. De entre as etnias pastoras, os kuvale têm o peso maior.

Os gentílicos para este estado de angola são huilano, huilense, antigamente a província chamava-se antiga Sá da Bandeira. Atualmente alguns residentes de lá denominam-na Ex-Sá da Bandeira. Poderia ter sido a capital do país mas o titulo foi concedido à actual capitalLuanda. É considerada uma das cidades mais limpas de Angola. Setenta e sete por cento da população é formada de negros e vinte e três por cento de brancos e coloridos. A cidade possuí uma das maiores catedrais de Angola. O censo se realizará em 7 estados do país e, incluindo a Huíla, estima-se q a população do estado seja de 2.780.000 em 2013.

Huíla é uma província do sul de Angola. Tem cerca de 1 500 mil habitantes e 79 022 km². A sua capital é a cidade do Lubango. É constituída por 14 municípios: Caconda, Cacula, Caluquembe, Chiange, Chibia, Chicomba, Chipindo, Cuvango, Humpata, Jamba, Lubango, Matala, Quilengues e Quipungo.

Acessos

Huíla tem os seus centros populacionais ligados entre si, e está ligada ao resto do País, através da rede rodoviária.

Possui também uma linha ferroviária que a liga ao Namibe e ao Kuando Kubango e ligações aéreas que a ligam a Luanda, a Benguela e à Namíbia.

As ligações aéreas com o resto do país são feitas através do Aeroporto da Mucanca, situado junto à saída para Sul da cidade do Lubango. Existem ainda pistas de terra batida na Jamba, Caconda, Caluquembe e uma pista pavimentada na Matala, que permite a operação de aeronaves médias e grande porte.

O acesso por estrada faz-se através das províncias do Namibe, Huambo, Benguela, e Cunene.

Natureza

Fenda da Tundavala,  situada no Lubango, do alto do morro, tem-se uma visão total e magnífica das fendas e de parte da província.

A Serra da Leba, é um dos postais da província e do país. A estrada asfaltada que vai do Lubango ao Namibe, acompanha a serra com a forma peculiar de uma serpente.

O Miradouro da Boca da Humpata, localiza-se na saída do Lubango em direcção ao Namibe.

O Parque Nacional do Bicuar, tem uma área de 7.900 Km², e foi estabelecido como reserva de caça em 1938 e elevado a parque nacional em 1964. Uma das espécies existentes com maior relevância é o búfalo negro e a flora é bastante diversificada.

A Reserva Florestal do Guelengue e Dongo tem uma área de 1.200Km² e está limitada pelos rios Chicusse, Chissanda, Cusso, Cussava e Cunene. O tipo de vegetação predominante é o miombo e a savana.

Outras maravilhas naturais desta província são a Cascata da Huíla, a Cascata da Estação Zootécnica da Humpata, as Grutas e o Lago Ondimba, a Lagoa do Tchivinguiro, a Lagoa do Quipungo e o Miradouro do Bimbe.

Locais a Visitar

  • Antigo Palácio do Governo, construído em 1887;
  • Igreja da Missão da Huíla, construída em 1880;
  • Antiga Câmara Municipal, construída entre 1900 e 1915;
  • Antiga Estação dos Caminhos-de-ferro, construída entre 1905 e 1923;
  • Jardim na Praça 1º de Maio, no Lubango, recentemente remodelado;
  • Capela da Nossa Senhora do Monte, no Lubango, foi construída em 1919;
  • Monumento do Cristo Rei, construído entre 1945 e 1950, fica situado na Ponta do Lubango;
  • Fortaleza de Caconda,  construída em 1682;
  • Os Barracões, um local histórico onde se acolheram os fundadores da cidade em 1884-1885.

SIGA-NOS

Inscreva-se na nossa Newsletter

Registe-se e receba todas as nossas novidades, promoções e produtos em destaque.

2019©angolaturismo.ao, Todos os direitos reservados.

brasao2 01 01

Pesquisa