Angola,

turismo
Luanda

Luanda Cidade da Kianda

Quando imaginamos um local que ofereça tudo e mais ainda, é a província de Luanda vem-nos à disposição sem dúvidas, e deixa-nos cativados com atraccões turísticas à nossa disposição. Conhecida pelos seus habitantes como o lugar de vida noturna que o aguardam ao virar de cada esquina e tons vibrantes que conquistam quem passa e se alastram pelas ruas da cidade capital. 

 

Luanda é a menor província de Angola, com 24.651 km² de área.

Sua população aproximada é de 8 milhões habitantes. Sua capital é Luanda, a maior cidade e capital de Angola. Luanda é também a província de Angola mais industrializada e com o maior crescimento económico, por ter sofrido poucos efeitos da guerra civil e também por ter beneficiado do êxodo das populações a partir das suas áreas de origem para Luanda. Com a estabilidade económica e social dos últimos anos, Luanda tem contado com numerosos novos investimentos.

Pela reforma administrativa de 2011, a província viu alargada a sua área, passando a contar com nove municípios:

  • Cacuaco
  • Belas
  • Cazenga
  • Ícolo e Bengo
  • Luanda
  • Quissama
  • Viana
  • Os anteriores municípios de Ingombota, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Samba e Sambizanga passaram a constituir o novo município de Luanda.

Luanda tem uma baía e uma restinga, a Ilha de Luanda, que se estende por mais de catorze quilómetros de praias, restaurantes e moradias de pescadores. O centro da cidade está a sofrer transformações e arranha-céus muito sofisticados contrastam com os musseques dos arredores da cidade. Acredita-se que mais de 70% da população da capital viva nas zonas suburbanas. Luanda Sul é a zona de maior desenvolvimento habitacional e é o local onde foi construído o primeiro Shopping Center de Angola - o Belas Shopping no município de Belas.

Existem algumas figuras típicas em Luanda:

  • Bessangana (porte altivo e traje de panos tradicionais);
  • Quitandeira (zungueira);
  • Pescador da Ilha;
  • Candongueiro (motorista de táxi);
  • Roboteiro (transporta mercadorias em carros de uma só roda).

Natureza

A província é semiárida de clima tropical quente e seco. A temperatura média anual da província situa-se entre os 25 °C e os 26 °C, com o máximo de 27 °C, coincidindo com o período das chuvas. Julho e Agosto são meses mais frescos, especialmente no litoral, onde a temperatura desce um pouco abaixo dos 25 °C. O clima da região é influenciado pela proximidade do mar - Corrente de Benguela e, apesar de não ser demasiado quente, é húmido.

Nas zonas não urbanas, a vegetação mais comum é o capim e poucas árvores, com destaque para o imbondeiro (Adansonia digitata). O Parque Nacional da Kissama também faz parte da província de Luanda

A fundação da cidade de Luanda remonta a 1575, quando Paulo Dias de Novais desembarcou na Ilha do Cabo. Os colonos assentaram e a cidade foi então chamada de São Paulo de Loanda.

A cidade é hoje heterogénea, albergando populações que fugiram para a capital durante a guerra, e um número crescente de estrangeiros que se deslocam em trabalho ou turismo.

Locais a Visitar

Na província, podemos distinguir as seguintes zonas, todas elas com imensos locais a explorar:

  • Ilha do Cabo (Ilha de Luanda)
  • Alvalade
  • Missão/Maianga
  • Ingombotas/Baía
  • Miramar
  • Benfica
  • Talatona
  • Mussulo
  • Cabo Ledo
  • Muxima/Kissama
  • Bengo (Funda)
  • Bengo (Dande)


Luanda é uma cidade que encanta, e que não dorme. Luanda tem uma vida e uma energia contagiante e animada. A Capital é um grande centro de negócios, Luanda assume-se, também, como um destino turístico para quem procura praia, natureza, aventura e diversão.

Ao chegar a Luanda de avião, a baía dá-lhe as boas-vindas com toda sua beleza. É o primeiro contacto com uma cidade em grande crescimento e desenvolvimento, onde traços europeus e africanos se misturam.

O encanto das suas belezas naturais numa atmosfera única, oferece um clima propício a actividades ao ar livre. O safari em veículos todo-o-terreno é a melhor forma de o fazer, com saída de Luanda e passagem pela Funda, Barra do Dande, Malanje, Kalandula, Sumbe, Porto Amboim , Kissama, etc. 

No Parque Nacional de Kissama pode encontrar elefantes, zebras, búfalos e antílopes. Um paraíso para os ecoturistas.

Dispõe também de actividades de pesca desportiva em mar alto. A costa sul, oferece diversas actividades como expedições de pesca ao tubarão, mergulho, observação de golfinhos e baleias, caminhadas e passeios de moto-quatro. 

No Mussulo, principal zona de praia da capital angolana, pode usufruir de todos os desportos náuticos.

Para os praticantes de surf, Luanda oferece diversas praias com muito boas ondas, como Cabo Ledo, que fica a apenas uma hora de distância de Luanda e que atrai surfistas de todo o mundo. Neste local, pode também fazer observação de aves.

Igualmente perto da capital fica a Reserva Natural Integral do Ilhéu dos Pássaros, local habitual de repouso de aves migratórias.

Não deve deixar de visitar o Miradouro da Lua (a cerca de 40 quilómetros a sul de Luanda), que permite uma vista deslumbrante para as falésias.

Na cidade, conheça o Palácio de Ferro, situado na Baixa de Luanda, o Museu Nacional da Escravatura e a Fortaleza de São Miguel. 

A melhor oferta de bares e restaurantes está localizada na Ilha de Luanda, que está ligada à Marginal, um dos postais da cidade.

A poucos quilómetros fica o Mussulo, o principal local de lazer de Luanda, graças às suas praias de areia branca, águas cálidas e coqueiros.

Compras

Os mercados são ideais para sentir o espírito de África e para encontrar peças de artesanato típicas de várias etnias, mas existem também lojas de luxo e outros espaços onde se encontram bons presentes e recordações.

Nas zonas como Panguila, Congoleses, São Paulo, Asa Branca e Kikolo, vende-se um pouco de tudo.

As peças de artesanato são uma boa solução para quem quer comprar presentes e recordações de viagem. Os artigos em madeira, bronze ou cerâmica são os mais comuns e estão bastante ligados às diversas etnias deste país.

Esculturas como O Pensador e as máscaras Mwana-Pwo são os mais procurados pelos turistas.

O Mercado do Futungo, que funciona aos domingos é um dos melhores locais para encontrar artesanato.

A Feira Artesanal de Belas é um bom local para comprar as roupas típicas angolanas.

A capital angolana oferece uma grande variedade de boutiques e centros comerciais, locais que podem ser úteis a quem tem pouco tempo disponível.

Os apreciadores de música africana podem aproveitar a viagem a Luanda para procurar discos que raramente se encontram disponíveis fora do país.

Noite

Jantar ao pôr-do-sol tendo como paisagem a Baía de Luanda é a melhor forma de entrar no ambiente festivo da noite da capital angolana, com bares de música ao vivo e discotecas de ritmos africanos.

Os ritmos como a Kizomba, Semba, Redita e Kuduro marcam a noite. A maior parte dos bares, restaurantes e discotecas fica dentro dos limites da cidade ou na Ilha do Cabo. 

SIGA-NOS

Inscreva-se na nossa Newsletter

Registe-se e receba todas as nossas novidades, promoções e produtos em destaque.

2019©angolaturismo.ao, Todos os direitos reservados.

brasao2 01 01

Pesquisa