Angola,

turismo
Bengo

O Bengo é uma província do norte de Angola, com capital na cidade de Caxito, no município de Dande. A província tem 25 139 km² e é composta por seis municípios: Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.

Geografia

A província do Bengo tem os seguintes limites: O curso do rio Loge desde a sua foz no Oceano Atlântico até à confluência do rio Lué; o curso do rio Lué, desde a sua confluência no rio Loge até à sua nascente; a linha que une as nascentes dos rios Lué e Suege; o curso do rio Suege até à sua confluência com o rio Luica; o curso do rio Luica até à sua confluência no rio Dange (ou Dande); o curso do rio Dange (Dande) desde a confluência do rio Luica para montante até à confluência do rio Lufua; o curso do rio Lufua desde à sua confluência no rio Dange (ou Dande) até à confluência do rio Cassenga; o curso do rio Cassenga até à confluência do seu afluente da margem esquerda (linha de água) que tem a nascente da estrada Belém-Aldeia Nova e situada entre a nascente do rio Luvolo e as dependências da Roça da Senhora da Graça; o curso deste rio (linha de água) até à nascente; a linha que une a nascente do afluente do Cassenga, acima referido (linha de água), à nascente do rio Luvolo (ramo mais a Norte); o curso do rio Luvolo até à confluência no rio Lombige; o curso do rio Lombige até à sua confluência no rio Zenza; o curso do rio Zenza para jusante até à sua confluência na Albufeira da Quiminha no rio Bengo (ou Zenza); o curso deste rio para jusante até à sua foz no Oceano Atlântico; a costa do Oceano Atlântico para Norte até à foz do rio Loge.

Natureza

A Reserva Florestal de Kibinda situa-se nesta província. Tem uma extensão de 100km2 e é uma floresta húmida de nevoeiros, com vegetação deste tipo, bem como de floresta de cafeeiro secundarizado, mosaico de savana zambeziaca, entre outros tipos.

Esta floresta está limitada a norte com a picada que vai do Nova Caipemba ao Kitexe, a sul com a estrada que vai do Kitexe a Aldeia Viçosa a leste com o rio Loge e a oeste com o rio Vamba.


A Reserva Florestal de Kibaxi-Piri/Bengo tem uma área de 200km2 e é limitada a norte e leste pelo rio Loma e a sul e a oeste pelo rio Ocua. Tem diferentes tipos de vegetação como floresta húmida de nevoeiros semi-decidua, poliestrata, guineense-zambeziaca e mesoplástica: Celtis, Albiza, Morus, Ficus, etc.

Praias & Rios

Praias

Praia do Sangano, Praias de Cabo Ledo, Praia da Pambala ou a Praia de Santiago são magníficas praias para excelentes banhos, pesca e desportos marítimos.

Rios

O rio Bengo (ou Dande) corre de este a oeste através da província, desaguando no Atlântico a cerca de 20km a norte de Luanda. Nos seus cursos mais elevados há rápidos, enquanto nas zonas mais baixas há lagos e lagoas. Outros rios importantes que cruzam a província são o Onzo, que desagua no mar entre Ambriz e Barra do Grande; e no sul os rios Longa e Kwanza.

Locais a Visitar

Muxima, uma pequena vila, deve a sua importância à peregrinação com destino à sua igreja do séc.XVI, a Igreja de Nossa Senhora de Muxima.

A Igreja de Nossa Senhora da Muxima – construída entre 1641-1648, é monumento nacional desde 1924 e situa-se em Muxima, a 130 km de Luanda. Alberga o Santuário da Nossa Senhora de Muxima e recebe milhares de peregrinos, sobretudo em Setembro, na Festa da Nª Sra. de Muxima.

Também a Fortaleza da Muxima é imperdível; situada num monte na margem esquerda do rio Kwanza foi construída por portugueses em 1599 para defesa de mercadorias e escravos face aos holandeses.

Há também diversas Ruínas que valem a visita: Farol do Cal de bom Jesus, Antiga Igreja dos Jesuítas da Barra do Dande e Sítio Arqueológico de Ambriz, nomeando apenas algumas.

SIGA-NOS

Inscreva-se na nossa Newsletter

Registe-se e receba todas as nossas novidades, promoções e produtos em destaque.

2019©angolaturismo.ao, Todos os direitos reservados.

brasao2 01 01

Pesquisa