Angola,

turismo
Moxico

Moxico é uma província de Angola. Tem área de 223 023 km² e sua população aproximada é de 750.000 habitantes. Sua capital é Luena. É constituída pelos municípios de Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Lumeje e Moxico.

O clima da província é tropical, com uma média de temperatura que varia entre os 22ºC e os 24°C.A província foi uma das bases de operação da UNITA durante a guerra civil de Angola. Distâncias a partir de Luena: Luanda 1.314km e Saurimo 265km.

Cultura

A cultura local é construída pelas tribos Tchókues, Luchazes, Luvales, Umdundus, Lunda-Dembos, Bundas além de outro grupos étnicos linguísticos menores.

Historicamente a agricultura constitui a base do desenvolvimento socioeconómico da Província, tendo como culturas fundamentais: arroz, mandioca, hortícola, milho, massambala, massango.

Gastronomia

Alguns dos pratos típicos são os cogumelos frescos e secos, funge de bombó e pratos com carne seca e fresca.

Turismo

O parque nacional de Cameia com uma área de 14.450 Km², alberga espécies animais de grande interesse e existem, também, as Quedas do rio Luizavo.

Outros locais que pode-se visitar são: Luena, Leua e Luacano.

Acessos

O aeroporto de Luena recebe aviões de grande porte. Para pequenos aviões, há aeroportos no Cazombo e Lumbala Nguimbo.

O acesso por estrada pode ser feito pelas duas Lundas, Malanje, Kwanza-Norte e Luanda.

Natureza

Esta região apresenta uma rica flora, com uma vasta diversidade de árvores.

Em algumas árvores da província, tais como mussixi, mumanga, muvuca, mussamba, mucuwe, entre outras, as abelhas aproveitam o suco após a germinação das flores, para transformar em mel. Este mel é conhecido pelas suas características medicinais.

Encontram-se ainda vários animais, como a onça, nusse, lebre brava, pacaça, elefante, palanca, entre outros.

No Moxico encontram-se grandes manchas florestais com espécies de valor comercial assinalável e extensas anharas, com revestimento vegetal dominado por comunidades herbáceas, por vezes com galerias florestais pouco desenvolvidas ao longo dos rios. A floresta densa seca e a floresta aberta com savana são também frequentes nesta zona.

No Alto Zambeze surge, para além de uma parte que é extensão da peneplanície de relevo suave do centro leste, uma linha de elevações (Calunda) com mais de 1500 metros de altitude, a mais notável de toda a província, onde se encontram rápidos e cachoeiras, realçando-se o belo cenário paisagístico proporcionado pelas Quedas do Luizabo.

Rios

Na parte Oeste Sudoeste encontram-se os rios Kuito e Kanavale, que drenam para o Kuando.
Na parte norte, a linha de festo que se desenvolve de oeste para leste, marca a divisória de águas das duas grandes redes hidrográficas: a do Zaire, com o seu afluente Kassai, a do Zambeze, com os seus afluentes Luena, LunguéBungo, Chifumaje, Lumeje e Lumbala.

Estes rios apresentam muitos meandros que, por vezes, se confundem com lagoas que permitem actividade piscatória importante para a vida das populações.

Locais a Visitar

Festas

As festas da Cidade acontecem em Setembro. Uma das principais festividades regionais é a Mukanda (Circuncisão).

  • Lagos e Lagoas de Calundo, Dilolo, Lalundo e Chivumangue;
  • Rios Lunega Pinto, Luena e Sacassanga, ondem existem áreas de recreação turística;
  • Quedas dos rios Cassai e Luizavo;
  • Reserva florestal do Katupe, com uma área de 150 Km², esta reserva está limitada a norte com os rios Luce e Lue, a leste com o rio Condoge, a sul com o rio Londoge e a Oeste com o rio Lué;
  • Reserva Florestal do Lucusse, que está limitada a norte com o rio Luchibe, a oeste com o rio Cuele, a leste com o rio Mundoia e a sul com o rio Lungue-Bungo. Tem uma área de 2.450 Km2;
  • Reserva Florestal do Cassai, a qual está limitada a norte com o rio cassai, a oeste com o rio Lue, a sul e a leste com orio Munhango. Tem uma área de 190Km²;
  • Parque Nacional da Cameia, estabelecido como parque nacional em 1957, e onde se encontram várias espécies de peixes como o caqueia, mussata, entre outros e animais como onças, nusses, pacaças e palancas. Tem uma área de 14.450Km². Está limitado a norte pelo caminho-de-ferro de Benguela, a sul com o rio Luena, a oeste com o rio Lumege e a leste com os rios Luangunge, Chifumagi, Zambeze e Lulua;
  • Reserva Florestal do Luena tem uma área de 1.800 Km². É limitada pelos rios Luena e Canage;
  • Reserva Florestal do Macondo com uma área de 750 Km²;
  • Reserva Florestal do Luisavo  com 400 Km²;
  • Ruínas do Moxico Velho;
  • Vestígios Arqueológicos do rio Cassai-Cawéwé - onde se encontram pedras gravadas com pegadas de pessoas, animais, entre outros sinais;
  • Forte de Dilolo.


SIGA-NOS

Inscreva-se na nossa Newsletter

Registe-se e receba todas as nossas novidades, promoções e produtos em destaque.

2019©angolaturismo.ao, Todos os direitos reservados.

brasao2 01 01

Pesquisa